Cupcakes-Teste: Cupcakes de Chocolate

IMG_5767

Olá, pessoal! Hoje abro as portas aqui do blog trazendo uma receita que utilizei para fazer esses lindos cupcakes de chocolate! Eu a retirei de outro blog, o Cupcakeando, e segui a receita tim-tim-por-tim-tim para chegar no resultado: uma massa fofa e gostosíssima! Vamos conferir?

Cupcakes de chocolate
Receita por The Pioneer Woman.
Rende: 18 cupcakes ou 1 bolo de tabuleiro de 45cm x 30cm.

2 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
1/4 de colher de chá de sal
4 colheres de sopa de cacau (não niveladas)
225g (1 xícara) de manteiga
1 xícara de água fervente
1/2 xícara de buttermilk
2 ovos
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de extrato de baunilha

1 – Faça o buttermilk e ligue seu forno em 180˚C.
2 – Derreta a manteiga em fogo baixo, em uma panela pequena, tipo de miojo, sabe? Quando estiver líquida, acrescente as quatro colheres não niveladas de sopa de cacau.
3 – Acrescente a água fervente e aumente para a chama média. Quando começar a borbulhar, espere 30 segundos. Conte cantando bem alto o refrão de Fat Bottomed Girls ou da sua música favorita com 30 segundos de refrão e então retire a panela do fogo. Reserve enquanto prepara o resto.
4 – Em uma tigela bem grande, peneire a farinha, o açúcar e o sal juntos. Em outra tigela, bata os ovos e acrescente o buttermilk, o bicarbonato de sódio e o extrato de baunilha, mexendo bem.
5 – Derrame a mistura do cacau em cima dos ingredientes secos e mescle com uma espátula, “dobrando” a massa sobre ela mesma. Essa é uma técnica de confeitaria que evita movimentar agressivamente os ingredientes, o que poderia liberar mais glúten e perder a textura fofa da massa.
6 – Quando estiver homogêneo, derrame a mistura líquida, repetindo o mesmo processo. O resultado final é bastante líquido, mas fique tranquila, é normal e você não fez nada de errado.
7 – Use uma concha ou uma colher de sorvete para dividir pelas forminhas de papel e então leve ao forno por 22 minutos. Estão prontos quando um palito inserido no meio de cada um deles sair limpo.

IMG_5762

IMG_5770

Essa receita é maravilhosa e só teve um pequeno porém: rendeu 20 cupcakes ao invés de 18. Acredito que isso tenha acontecido porque utilizei forminhas 0 e não 0B (que são um pouquinho maiores). Agradeço muito a Juliana que repassou essa receita a suas seguidoras e me possibilitou fazer um ótimo bolinho de chocolate! 

Dessa forma, os cupcakes de chocolate foram testados e aprovados!
Que tal encomendar os seus e aprovar você mesmo?

IMG_5777

2 pensamentos sobre “Cupcakes-Teste: Cupcakes de Chocolate

    • Oi, Juliana! Eu não tinha certeza de como te comunicar da minha “cola” de blog para blog, então eu preferi postar a receita e te dar os créditos no post. Tem algum problema de eu fazer isso?

      Ah, sobre a receita, é muito boa, deu suuuper certo! Novamente, obrigada por compartilhar com as seguidoras do teu blog!!

Deixe um comentário