Cupcakes de cenoura

IMG_5815

Olá, pessoal, faz um tempo que não atualizo aqui, não é? Pois então, a faculdade começando e as coisas ocorrendo todas ao mesmo tempo, resulta nisso: abandono do blog. Não é por nada não, mas não me esqueci daqui, só não tive tempo de atualizar. Enfim, essa semana eu trago a receita de um cupcake de cenoura, que – para variar –  retirei do blog Cupcakeando.

A primeira vez que fiz essa receita, confesso que fiquei um pouco triste, pois ela rendia 16 cupacakes e a minha só rendeu 14. No entanto, agora, na segunda vez, modifiquei um pouco –  acrescentei 2 colheres de sopa de leite e aumentei a quantidade de cenoura – e ela rendeu 23 cupcakes!! Enfim, estou colando a receita da Juliana aqui para vocês:

Cupcakes de cenoura brasileiros
Rende: 16 cupcakes

1 xícara de óleo vegetal, de canola ou girassol
4 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de cenoura picada (eu utilizei uma cenoura grande picada, dá mais que uma xícara)
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
pitada de sal
2 colheres de sopa de leite (adaptação minha)

1 – Ligue seu forno em 180˚C.
2 – Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fermento e o sal. Lave, descasque a cenoura e então pique em pequenos pedaços, para que você possa medir em uma xícara.
3 – Em um liquidificador, pulse a xícara de óleo, os ovos, a cenoura e o açúcar até que fique uniforme.  (Aqui, eu bati primeiramente a cenoura e o leite, depois acrescentei os demais ingredientes). Pode colocar tudo de uma vez só, mas não deixe ligado batendo sozinho: faça com pequenos pulsos, para não bater demais os ovos. Retire quando não houverem mais grandes pedaços de cenoura.
4 – Derrame a mistura em uma tigela grande e, em três partes, adicione os ingredientes secos, misturando com uma espátula, “dobrando” a mistura sobre ela mesma. O movimento é: circunde a tigela com a espátula, leve-a ao fundo e puxe um pouco de massa para cima, jogando delicadamente sobre a farinha. Repita algumas vezes até que os ingredientes secos estejam incorporados. Não mexa muito, ou a massa ficará dura e o bolo vai solar.
5 – Divida entre as forminhas e asse por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo.

IMG_5811

Para a cobertura, eu utilizei a de brigadeiro, retirada também do Cupcakeando:

Cobertura de brigadeiro
Receita do Gastronómicas, com adaptações.
Rende: cobre +ou- 15 cupcakes com a voltinha clássica

1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 colher de sopa de leite em pó integral
4 colheres de sopa de cacau em pó ou 100g de chocolate branco picado
1 colher de sopa de manteiga com sal

1 – Em uma panela grande, de fundo grosso, junte todos os ingredientes e mexa com uma espátula, em fogo médio.
2 – Vai demorar muito pra esse brigadeiro pegar o ponto, porque é muito líquido em uma mistura só. O meu levou quase 50 minutos, mexendo sem parar. É importante que você não pare de mexer, senão ele ficará com grumos que não irão passar pelo bico de confeitar depois.
3 – Retire do fogo quando o brigadeiro chegar no ponto de bico. É um pouco além do ponto de enrolar: minha dica é contar uns 5 minutos depois que ele chegar ao ponto de enrolar, mexendo sempre. Nesse estágio, se você levantar a espátula, o brigadeiro irá cair em “pedaços”, e não em fitas.
4 – Transfira para uma tigela (preferencialmente de vidro ou porcelana) e espere esfriar completamente antes de colocar no saco de confeitar.

Essa cobertura é divina e a consistência fica realmente muito boa para confeitar! Além da cobertura, me arrisquei também utilizando  a pasta americana. Eu nunca havia usado ela, mas consegui tingí-la direitinho e o resultado foram essas forminhas que tentei adaptar ao tema da Páscoa. Para fazer o coelhinho, utilizei um cortador com a forma! Ficou fofinho, não?

IMG_5814

Enfim, espero que tenham gostado! A massa realmente é muito gostosa e combina perfeitamente com a cobertura de brigadeiro! Não dá para resistir, hummmm!

IMG_5818

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s